Desenvolvimento

terça, 22 de novembro de 2022

Acecastro participa de reunião para implantação do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação em Castro

Na manhã de segunda-feira (21), membros da diretoria da Acecastro participaram do primeiro encontro realizado no município para discutir a implantação de um Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação em Castro. O projeto é do Sebrae e consiste na união da sociedade civil organizada, poder público, empresários e demais lideranças locais, para o desenvolvimento planejado e voltado para inovações nas cidades que aderem.

Além da Acecastro, também participaram do encontro, representantes da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) de Castro, Sindicato Rural de Castro e Sindicato do Comércio Varejista de Castro (Sindicastro), além da Prefeitura, empresas e de lideranças locais. Ao final da reunião, os presentes se posicionaram favoráveis à adesão. “A receptividade da Acecastro à vinda do Fórum para Castro, assim como das demais entidades que participam, mostra o desejo de melhorias e o quanto a sociedade civil organizada está disposta a contribuir com o desenvolvimento dos diversos setores no município”, destacou o presidente da Acecastro, Gilson Proença.

Responsável por apresentar o projeto, o gerente regional do Sebrae, Joel Franzim Junior, explicou que o próximo passo é a realização de um diagnóstico de inovação de Castro, que irá apontar os caminhos e demandas para a efetivação do Fórum no município. “Vamos ver quando conseguimos fazer o diagnóstico, e através dele, vamos olhar, por exemplo, como está o grau de inovação na questão educacional em Castro, como está o nível de inovação de projetos nas empresas, no poder público, vamos fazer um raio x da cidade como um todo, por setores, e assim teremos uma pontuação, com qual conseguimos fazer comparativo, com cidades que estão fazendo o mesmo trabalho, por exemplo, e que tiveram pontuação maior ou menor. Isso mostra as necessidades locais. Depois de termos esse diagnóstico, agendamos uma reunião para apresenta-lo, e a partir desse diagnóstico a gente já entra com a proposta de encontros para fazer o planejamento”, destacou.

 

Pautas coletivas

 

Um dos articuladores do encontro foi Lino Lopes, que é empresário e presidente da Coordenadoria das Associações Comerciais, Empresariais e Industriais do Centro do Paraná (Cacicpar). Ao falar sobre a possibilidade de implantação do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação em Castro, o gestor destacou a importância de as instituições e lideranças locais se unirem em prol de interesses e demandas coletivas. “Essa reunião de hoje foi muito importante porque tivemos reunidos com importantes lideranças da sociedade civil organizada, como Associação Comercial, Sindicato Varejista, Sindicato Rural, entre outras lideranças do município. Essa busca pelo Fórum de Desenvolvimento Tecnológico pode proporcionar ao município um desenvolvimento econômico e social organizado. O Joel (Sebrae) citou hoje, por exemplo, que isso faz com que as lideranças vão na mesma direção e estejam unidas por um objetivo comum, além disso, é um trabalho que também pode facilitar o plano diretor do município, porque as demandas municipais ficarão mais claras, e porque quando você discute com vários segmentos da sociedade, tem direcionamento melhor para as políticas públicas, e todos ganham”, destacou.

Fonte: Comunicação Acecastro

Galeria de Fotos