Acecastro participa do Congresso anual da Faciap
quarta, 30 de novembro de 2022
Evento foi realizado em Foz d Iguaçu nos dias 25 e 26 de novembro
Entre a sexta-feira (25) e o sábado (26) membros da diretoria e colaboradoras da Acecastro participaram da 5ª edição do Congresso Empresarial Paranaense, realizado em Foz do Iguaçu pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap). A programação do evento contou com diversas palestras, com painéis, bate-papos, bastante meeting e networkig, além da renovação de parcerias. Ao longo dos dois dias passaram pelo congresso mais de 1.200 participantes, de todas as regiões do Estado, entre representantes de coordenadorias da Faciap e associações comerciais.
Ao fazer o discurso de abertura do evento, o presidente da Faciap, Fernando Moraes, destacou a importância da união para o fortalecimento do setor. “Não podemos nos recolher. Pelo contrário, temos que nos unir, mostrar a força do setor produtivo por meio da união de todos os atores envolvidos e estarmos preparados para contribuir com as políticas públicas dos governos federal e estadual”, disse, ao destacar o trabalho que a Faciap vem realizando de visitas às associações comerciais, com a apresentação de novos modelos de negócios que visam a sustentabilidade das entidades.
Gestão de Pessoas, Política e Cidadania, cases sobre empreendedorismo, economia, 5G e o impacto no varejo, associativismo de resultados, sustentabilidade e governança estiveram entre os temas abordados durante o Congresso. Também teve feira de produtos e serviços, para que empresários tivessem a oportunidade de conhecer as novidades para a área de gestão. Para Ivanira Biscaia de Oliveira, que é tesoureira da Acecastro e foi uma das representantes da instituição no evento, o Congresso foi muito produtivo, e inspirou ações que podem passar a fazer parte do cotidiano da Associação. “O evento foi marcado por palestras que instigam transformações necessárias para a condução de bons negócios e objetivos pessoais. Em geral, temas bem relevantes dirigidos pelos palestrantes, insights pessoais e cases que nos dão energia para melhor atuarmos em nossas empresas, organizações e gestão da associação comercial”, destacou.
A executiva da Acecasro, Maria Luiza Baniski, destacou as conexões geradas por meio do evento, e a disseminação de conhecimentos que abrem caminho para melhorias na rotina de trabalhos da Associação. “Eu fiquei muito ansiosa por participar de mais um congresso, pois no primeiro já voltei carregada de conhecimento e fiz muitas conexões, contatos que tenho até hoje. Essa edição com certeza me inspirou a ter mais atitude e ser objetiva na minha jornada profissional. É muito importante que tenhamos a oportunidade de conhecer outras ferramentas que podem ser aplicadas no nosso dia a dia e contribuir para o desenvolvimento das empresas que a associação comercial atende”.
Bianca Regina Rodrigues da Silva Mariano, que é diretora da pasta de Profissionais Liberais e Prestadores de Serviços da Acecastro também esteve no Congresso. Ela ressaltou os temas abordados e a presença de palestrantes, que, em seus meios são considerados referência.
Segundo a advogada, as palestras e painéis das quais participou durante o evento agregam valores importantes para seu ramo de atividade. “A participação nesse Congresso pela primeira vez foi uma boa dose de ânimo, para continuar prestando minha colaboração na Acecastro. Ouvir o Samy Dana foi muito bom, para mim que sou leiga em economia e a análise dele sobre o momento do nosso país. Na sequência Sérgio Moro, meu herói com todas as qualidades e defeitos, e ter a certeza que teremos alguém combativo no Senado, e Deltan Dallagnol, que de alguma forma já contribuíram tanto na Operação Lava Jato, ajudam a resgatar um pouco da minha esperança. Dentre outros nomes, cito finalmente a Carla Sarni que nos trouxe no encerramento seu case de sucesso. Deu vontade de que cada diretor e conselheiro pudesse ouvir cada palavra. Não posso me esquecer do Talk Show do Léo Chaves que nos proporcionou bons momentos, descontração, aprendizado e um belo show particular pra um grupo que com certeza, pode se sentir prestigiado. Em 2023 já faz parte da minha agenda reservar um espaço para o Congresso”, finalizou.
Galeria de Fotos